Brasil Capital Paulista RolePlay
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[GUIA/IMPORTANTE]Novatos.

Ir para baixo

[GUIA/IMPORTANTE]Novatos. Empty [GUIA/IMPORTANTE]Novatos.

Mensagem por Morais Ter Set 29, 2015 11:07 pm

GUIA PARA NOVATOS

Começou no servidor agora e está perdido?

O que é roleplay?
A partir do momento em que você cria um personagem, é como se tivesse uma vida virtual fazendo vivenciando-a com o propósito de se divertir e ter oportunidades de fazer o que você gosta/gostaria de fazer em sua própria vida. Você vai gerenciar esse personagem com base em suas escolhas dentro do jogo, que são extremamente importantes para seu desenvolvimento, história e seu futuro. O modo de jogo é baseado em nosso dia-a-dia, ou seja, na vida real. Tudo, a partir do momento que você loga, é necessário do bom senso e da interpretação com base na realidade.

O personagem.
Todo personagem dentro do servidor tem uma personalidade de início ao ser criado, e ela se desenvolve com base nos acontecimentos dentro do jogo. A forma com que se denomina esse desenvolvimento do personagem é conhecida como Character Develop. Uma coisa muito importante ao criar seu personagem é sempre manter o bom senso, interprete seu personagem como se fosse realmente uma segunda vida. Seu personagem não é imortal e sem coração, então lembre-se de interpretar seus sentimentos, principalmente o medo. Quem estiver jogando deve ter pouca ou nenhuma relação com o próprio personagem. Isso significa que você não deve interpretar você mesmo. O que seu personagem faz, fala ou pensa não deve ser o que você iria fazer, dizer ou pensar. É comum você concordar com certas ações de seu personagem, mas as opiniões próprias e caráter do jogador não se deve influenciar em seu personagem. Algo comum que novos jogadores costumam errar, é fazer o uso de nomes famosos no servidor. Caso você não tenha um nome realístico para utilizar no servidor, utilize um gerador de nomes como esse aqui.

''Você citou o bom senso, o que é?''
Para jogar no servidor, deve-se sempre manter uma postura correta e positiva, sempre atuando de uma forma que, não te prejudique e não te deixe desfavorecido. Para isso, você deve usar muito o bom senso, principalmente para ter um bom convívio com todos dentro da comunidade. Sem o bom senso, você irá perder o objetivo do jogo, que é se divertir e irá começar a passar nervoso, e esse não é o nosso objetivo.

''Entendi, mas que caminho eu devo tomar dentro do jogo?''
Isso depende de você. As escolhas dentro do jogo, juntamente com a sua personalidade, define quem você é. Se você vive em um bairro periférico e em uma situação precária, e/ou criou amizades com pessoas erradas, é provável com que você se envolva com o crime. Você pode ser apenas um civil, que sai todos os dias de casa para trabalhar em um bar, ou até mesmo um policial que levanta todas as manhãs afim de combater o crime. Existe uma área de facções aqui mesmo, onde você pode ter uma noção de que rumo tomar com seu personagem. Você pode checa-la clicando aqui.


Utilização correta do /me e /do e suas definições.


Diferenças.
O comando /me expressa uma ação feita por seu personagem, ou seja, interpretada por ele. Já o /do detalha uma situação, seu personagem ou ambiente.

EXEMPLO¹:

/me torna seu olhar à rua, observando a movimentação dos carros e dos pedestres que transitam tranquilamente por ela enquanto leva sua mão direita ao interior do bolso traseiro de sua calça e retira seu celular.

Isso demonstra uma ação de seu personagem. Nota-se que o exemplo apresentado é um exemplo detalhado, mas você pode fazer /me's mais simples também.

EXEMPLO²:
/me olha para a rua e observa sua movimentação, enquanto pega seu celular.

EXEMPLO³:
/do O dia estaria ensolarado. Pássaros voariam pelas proximidades das casas do bairro, crianças brincariam próximos das árvores que ficariam na calçada. Algumas jogariam basquete.

Erros Frequentes.
Muitos novatos tem o costume de fazer o uso incorreto do /me, formas de mostrar isso é fazendo-os com a inicial maiúscula e sem pontuação, ou apenas maiúscula, ou apenas sem pontuação. Segue os exemplos abaixo.


EXEMPLO INCORRETO¹:
/me Olha para Seth McIntyre.

Como foi dito, o exemplo a cima está incorreto pela iniciação do /me com letra maiúscula.

EXEMPLO CORRETO¹:
/me olha para Seth McIntyre.

EXEMPLO INCORRETO²:
/me ergue sua mão em direção à Daniel River afim de cumprimenta-lo

Como foi dito, o exemplo a cima está incorreto pela falta de pontuação do /me.

EXEMPLO CORRETO²:
/me ergue sua mão em direção à Daniel River afim de cumprimenta-lo.

EXEMPLO INCORRETO³:
/me Cumprimenta Akwetee Genoom com um rápido movimento com a cabeça

Aqui nós temos dois erros, a falta de pontuação e a iniciação do /me com letra maiúscula.

EXEMPLO CORRETO³:
/me cumprimenta Akwetee Genoom com um rápido movimento com a cabeça.


A forma no qual você se expressa nos /me's também pode torna-lo incorreto. Veja o exemplo a seguir.

EXEMPLO INCORRETO:
/me rasga o vacilão na bala.



Os /do's também existem erros semelhantes cometidos pelos novatos. Segue os exemplos abaixo:

EXEMPLO INCORRETO¹:
/do nota-se que a televisão estaria ligada, transmitindo o jornal local com as ultimas notícias do dia, pelo canal nove.

Ao contrário do /me, todo /do começa com letra maiúscula. O erro aqui claramente foi o início com letra minuscula.

EXEMPLO CORRETO¹:
/do Nota-se que a televisão estaria ligada, transmitindo o jornal local com as ultimas notícias do dia, pelo canal nove.

EXEMPLO INCORRETO²:
/do Seth McIntyre veste uma camisa social azul, calça social, sapatos de cor marrom e um cinto de couro

O que está errado ai? A pontuação. Observe e veja que falta o ponto final ao acabar o comando.

EXEMPLO CORRETO²:
/do Seth McIntyre veste uma camisa social azul, calça social, sapatos de cor marrom e um cinto de couro.

EXEMPLO INCORRETO³:
/do o bairro estaria sem luz, haveria pouca movimentação de veículos pelas ruas e os pedestres teriam receio de caminhar pela região

Aqui temos a junção de dois erros: A falta do ponto final, e a falta da letra maiúscula ao iniciar o /do.

EXEMPLO CORRETO³:
/do O bairro estaria sem luz, haveria pouca movimentação de veículos pelas ruas e os pedestres teriam receio de caminhar pela região.

IMPORTANTE: A forma com que foi escrito os nomes nos dois comandos, ou seja, nome e sobrenome, não é obrigatório. Apenas o primeiro nome basta. A forma com que foi escrito foi apenas para o melhor entendimento dois jogadores.

Regras básicas.


Definição de In Character (IC) e Out Of Character (OOC):

In Character (IC) é tudo que está relacionado a vida de seu personagem, tudo o que acontece dentro do jogo de maneira interpretativa.

Out of Character (OOC)
é tudo relacionado fora da vida do seu personagem. É importante lembrar que jogador nenhum está autorizado a ficar em modo OOC sem a presença administrativa. A partir do momento em que você loga no servidor, você está disposto a interpretar seu personagem.

''Existe diferença entre os Chat's IC e OOC?''
Sim, o Chat IC é o chat no qual você utiliza para se comunicar com base na interpretação do seu personagem. No geral, são suas falas, preze sempre pelo português correto. Já o chat OOC é completamente fora do personagem. Existem diversos chat's que podem se expressar essa comunicação OOC, como o /b, /pm, /sos (para pedir ajuda para administradores) e /reportar (para reportar algum jogador). Nestes chats, não existem regras que impedem quebras de regras ortográficas, limites a abreviações, smiles e utilização de gírias virtuais. In game o chat OOC é sempre representado pelos (( )).

EXEMPLO DE CHAT IC: Seth McIntyre diz: Olá, como vai?

EXEMPLO DE CHAT OOC: (([24]Admin_1337: e ai manu clown ))

Metagaming (MG):

Metagaming (MG) é basicamente utilizar informações Out of Character (OOC) para ganhar algum beneficio In Character (IC).

EXEMPLO: Seth McIntyre e Daniel River são dois jogadores diferentes, ambos não se conhecem, porém, ao se encontrarem pela primeira vez o jogador número um lê o nickname do jogador número dois. Ainda sem os dois se apresentarem, o jogador número um chama o jogador número dois pelo nome.

Powergaming (PG):

Powergaming (PG) é toda ação que não dá chance do player reagir, intrepretar ações que são impossiveis de serem realizadas também se enquadram. Então tome muito cuidado antes de realizar qualquer ação ireal.

EXEMPLO¹: Akwetee Genoom da um forte soco no rosto Daniel River, fazendo o mesmo desmaiar.

EXEMPLO²: Seth McIntyre dispara lasers com seu dedo, derrubando seis prédios e explodindo vinte carros.

MIX:

MIX é quando nós utilizamos o Chat IC para falar de forma OOC, ou utilizar gírias que utilizamos na escrita da informática.

EXEMPLO¹:
/radio eae matheus, lufe e clown ))

EXEMPLO²: Akwetee Genoom diz: oi gatinha :pp

MoneyFarming (MF):

MoneyFarming (MF) é quando você transfere seus bens de uma conta para outra, com ajuda de seu colega ou não.

Revenge Kill (RK):

Revenge Kill (RK) é quando você mata uma pessoa que lhe aplicou um Player Kill (PK).

Player Kill (PK):


Player Kill (PK) ocorre quando você é morto por uma pessoa, porém esquece quem te matou e como morreu, deve-se interpretar sempre os ferimentos que você levou. PK é criado para que, toda vez que você morra, não interprete sua morte e tenha que criar outra conta, somente em casos de CK.

Character Kill (CK):

Charcter Kill (CK)
é quando você deu um motivo muito forte para uma pessoa, na qual ela quer te matar e quer que você não continue mais a realizar roleplay nessa conta, perdendo-a por completo. OS CK's são postados no fórum para a administração avaliar se o mesmo tem um motivo plausível ou não. São postados nessa seção.

Car Jack (CJ):

Car Jack (CJ)
ocorre quando você inicia a roubar o veículo com alguém dentro sem realizar nenhum tipo de roleplay, apenas adentrando dentro do mesmo apertando a tecla ENTER ou F para remover o motorista (de forma a realizar o ato de powergame) e você entrar no veículo.

Ninja Jack (NJ):

Ninja Jack (NJ)
é quando você inicia a roubar um veículo sem ninguém dentro, fazendo ligação direta porém sem nenhum tipo de roleplay. Deve-se sempre realizar o roleplay de roubar um veículo e deve ser interpretado de acordo com a realidade.

Bunnyhopp (BH):

Bunnyhopp (BH)
é quando você pula para poder chegar em um local mais rápido. O que na vida real, óbviamente, não acontece.

Créditos: Lufe/ADRP

Morais

Mensagens : 10
Data de inscrição : 29/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos